Cachaça engorda?

010.png

Há um ditado popular que afirma que o que não mata, engorda. Por mais que tenha um tom de brincadeira, a saúde é um tema sério e todos os alimentos que são ingeridos no dia a dia precisam ser dosados, exatamente para evitar problemas sérios que comprometem a saúde, como a obesidade.

Nosso corpo consome, em média, 2000 calorias por dia para se manter em funcionamento. É bastante adequado diversificar a fonte dessas calorias para ingerir o máximo de nutrientes possível, a fim de suprir as necessidades mais diversas do nosso organismo. Isso significa que são necessários frutas, legumes, verduras e cereais, por exemplo, para absorvermos seus carboidratos, proteínas e vitaminas.

O cuidado que precisamos tomar é para não ultrapassar nosso gasto calórico diário, visto que desobedecer a essa regra pode significar em acúmulo de energia no corpo. Esse estoque fica bem visível quando o organismo faz esse processo utilizando o tecido adiposo (gordura), deixando à mostra os famosos pneus.

Cada alimento possui um valor calórico, com base nos nutrientes que ele oferece. Não diferente de qualquer alimento, a cachaça também tem um valor calórico próprio. Na lista abaixo você pode observar a diferença calórica entre uma dose de cachaça e porções de outros alimentos.

1 dose de cachaça (30ml) = 69cal
1 banana de 100g = 122cal
100g de chocolate ao leite = 535cal

A dose única de cachaça não é capaz de influenciar tanto quando o assunto é manter o peso. O que não pode acontecer é exagerar no consumo, pois soma-se a cada dose as calorias ingeridas.

A dica para manter o peso já é bem conhecida: Não exagere no consumo! E, quando for beber, divida a garrafa com os amigos. Assim fica difícil exagerar.