Cachaça faz bem para a saúde?

009.png

Quando o assunto é saúde, não podemos dar moleza: é preciso analisar os estudos para tomar decisões diárias que podem prolongar ou diminuir a expectativa de vida. E os apreciadores de cachaça fazem constantemente esses questionamentos: cachaça faz bem para a saúde? Cachaça faz mal ao coração? Beber cachaça todos os dias faz mal?

Um artigo publicado na revista Scientific American pelo pesquisador Arthur Klatsky revisou os efeitos do álcool em um grupo de 128.934 pessoas, com dados colhidos entre 1978 e 1985. O resultado foi surpreendente: os participantes que ingeriram de um a dois drinks de bebida alcoólica por dia tiveram redução de 32% no risco de morte por ataque cardíaco.

Em outro estudo, realizado no período de 1986 a 1998, foram analisados 38.077 homens moradores da Califórnia, nos Estados Unidos, com idades entre 40 e 75 anos. Os resultados demonstraram que o risco de infarto entre os abstêmicos e os que consumiram 5 gramas de álcool por dia era semelhante, enquanto os que consumiam de 5 a 10 gramas de álcool por dia tiveram risco de infarto reduzido em 17%. Quem consumiu de 10 a 15 gramas de álcool por dia teve o risco reduzido em 31%. Já entre os que consumiram 50g de álcool por dia, em média, a redução no risco de infarto foi de 52%.

Através dessas informações, é possível perceber que o álcool atua no organismo de forma a beneficiar o coração quando há um consumo moderado, sem excessos. Vale ressaltar que os mesmos estudos indicaram, ainda, que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas trouxe efeitos negativos aos participantes.

É possível concluir disso o que outros estudos já afirmam há algum tempo: duas doses diárias de álcool para os homens e uma dose diária para as mulheres são suficientes para proteger o coração de possíveis doenças que levam à morte.

Então, fica a dica: tenha sempre uma Morro Vermelho em mãos para manter seu coração bem protegido! E beba com moderação, ok?

Referências:
https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/o-alcool-e-o-coracao/
https://drauziovarella.uol.com.br/drogas-licitas-e-ilicitas/beneficios-do-alcool/