Cachaça ou Aguardente?

012.png

Cachaça, a bebida destilada tipicamente brasileira, tem muitos nomes por aí: branquinha, pinga, aguardente e marvada são alguns exemplos dentre os vários carinhosos apelidos que adquiriu ao longo do tempo. Mas uma dúvida é resiliente entre os curiosos do mundo dos destilados: cachaça é aguardente? Aguardente é cachaça?

Para esclarecer essa dúvida, é preciso compreender primeiro que aguardente é o nome de toda bebida destilada que advém da fermentação de vegetais doces. Isso significa que é possível produzir aguardentes dos mais diversos tipos, como da beterraba, da batata, da uva, de banana, do milho, do arroz e da cana-de-açúcar.

No Brasil, a aguardente proveniente da cana-de-açúcar ganhou um nome próprio: cachaça! Ou seja, a própria cachaça também é um tipo de aguardente. Porém, como existem diversos tipos de aguardentes que não vêm da cana-de-açúcar, não é correto falar que toda aguardente é cachaça.

Então, que fique claro: toda cachaça é um tipo de aguardente, especificamente aquela que é feita com base em melaço de cana-de-açúcar. E a cachaça que é só coração você já conhece: Morro Vermelho! O sabor é irresistível. Ainda não experimentou? Clique aqui e acesse nossa loja virtual para escolher a sua!