Cachaça ou Rum?

013.png

O fascínio dos homens pelo álcool e seus efeitos sempre conduziu a sociedade para descobertas fantásticas no que diz respeito a bebidas. Passeando pela história das fermentadas, vemos que os atentos olhares observaram que, com poucos ajustes nos processos produtivos, é possível extrair bebidas destiladas a partir das fermentadas.

Essas incríveis descobertas levaram os produtores de açúcar, por exemplo, a obterem aguardente a partir dos restos de sua produção e do próprio caldo da cana-de-açúcar. E dessas águas surgiram duas famosas bebidas: a cachaça e o rum.

A história das duas não é muito clara quanto às suas origens, mas historiadores revelam que a cachaça foi descoberta e aperfeiçoada no Brasil, colônia portuguesa, enquanto o rum teve suas fases iniciais em colônias espanholas.

Apesar de serem irmãs e possuírem diversas características em comum, a cachaça e o rum possuem propriedades que as distinguem bem. A cachaça é produzida a partir do caldo fresco da cana-de-açúcar, amplamente conhecido como garapa. Já o rum é feito do caldo cozido da cana, chamado de melaço. Essa diferença é crucial para diferenciar o sabor dos produtos finais, já que o cozimento do caldo da cana-de-açúcar faz com que se percam alguns sabores no processo. Com isso, a cachaça definitivamente reserva uma quantidade maior de propriedades que são percebidas no sabor do final.

Sendo assim, você já tem a escolha perfeita para degustar com os amigos: Morro Vermelho, a cachaça que é pura e vem da melhor parte do destilado, o coração. Clique aqui e escolha a sua!