Como curar a ressaca?

Como curar a ressaca?

Ah, a ressaca. Aquela maldita que vem no dia seguinte, depois daquela noitada inesquecível, que não dá pra lembrar porque o álcool apagou. A famigerada indisposição, que vem algumas horas depois de algumas doses de álcool acompanhada de dor de cabeça, olhos fundos, náusea e sensibilidade a sons altos e luz, pode ser combatida quando o caso não é grave.

Antes, é preciso entender por qual razão a ressaca acontece:

1) O corpo tem limite para processar álcool

É cientificamente comprovado que o corpo humano só consegue processar, de forma saudável, 10 ml de álcool por hora, em média. Isso equivale a uma dose de Cachaça Morro Vermelho, por exemplo. Sendo assim, qualquer quantidade bebida além dessa capacidade vai gerar ressaca.

2) O álcool é tóxico

Quando o corpo processa o álcool, substâncias tóxicas são liberadas no organismo. Essas substâncias fazem com que o corpo todo se inflame para combatê-las. Esse processo inflamatório desencadeia diversos sintomas. A nível normal (10 ml de álcool por hora), a quantidade ingerida de álcool não causa desconforto ao organismo, mas é possível observar que a temperatura corporal aumenta um pouco, indicando que existe um processo inflamatório em andamento.

3) O álcool causa desidratação

O corpo se utiliza da água do seu organismo para eliminar as substâncias tóxicas espalhadas pelo álcool. É possível observar que as idas ao banheiro se tornam mais frequentes. Quando o consumo de álcool ultrapassa níveis normais, o corpo tenta eliminar o álcool por todas as áreas disponíveis, inclusive o intestino, gerando diarreia.

4) O álcool causa queda de glicose

Chamado de hipoglicemia, o baixo índice de glicose no sangue leva à fraqueza e ao mal-estar. O corpo usa a glicose disponível para processar o álcool e, como consequência, a glicose disponível tende a cair a cada dose de álcool ingerida.

Sabendo disso, a cura da ressaca começa antes mesmo de se ingerir bebida alcoólica, seguindo as dicas abaixo:

1) Intercale um copo de água com cada dose de bebida alcoólica

A ideia é essa: bebeu uma dose de álcool, manda um copo de água pra dentro, imediatamente. Essa medida ajuda a evitar que seu organismo se desidrate. De preferência, tome soro caseiro no lugar da água, para facilitar a reidratação e o reequilíbrio iônico.

2) Se alimente após ingerir a bebida alcoólica

Para evitar que seu corpo sofra com a queda de glicose, coma alguma coisa. Se tiver algo gorduroso, como carnes, petiscos ou feijoada, melhor ainda, pois a gordura no estômago dificulta a absorção do álcool, prevenindo a embriaguez imediata. Se tiver algo doce, também é uma ótima opção, pois vai liberar novas doses de açúcar no seu organismo.

3) Limite-se a tomar uma dose de álcool por hora

Ao seguir essa preciosa dica, você reduz a quase zero a possibilidade de ressaca.

Se você não seguiu essas dicas e a ressaca já começou, não adianta fazer receitas milagrosas, porque o que o seu corpo realmente precisa é de repouso, água e alimentos. Para aliviar os sintomas mais incômodos, como as dores de cabeça, náusea e vômitos, podem ser utilizados alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios (ex.: Ibuprofeno) e os analgésicos (ex.: Aspirina). Vale lembrar que qualquer medicação deve ser tomada com orientação médica.

Siga as nossas dicas e aprecie sua Cachaça Morro Vermelho sem ressaca!