Como degustar uma cachaça?

Como degustar uma cachaça?

A Cachaça é a queridinha nacional e já está ganhando seu espaço no exterior. A bebida, feita a partir da cana-de-açúcar, é comumente apreciada pura, mas cai bem quando usada em drinks, como a famosa Caipirinha.

Você sabe apreciar uma boa Cachaça? Conhece a maneira correta de fazer uma degustação?

É importante lembrar que degustar Cachaça é diferente de beber. Na degustação serão analisadas suas características, tais como aparência, cor, aroma e sabor.

Pra entender mais sobre a degustação, siga essas dicas e conheça um pouco mais sobre Cachaça.

Exame Visual

A degustação começa pela análise visual da Cachaça. A bebida deve ser colocada em uma taça transparente, de preferência um cálice com haste para que seus dedos não atrapalhem.

A cachaça envelhecida em madeiras que liberam cor, como o jequitibá rosa, apresenta tons de cores que variam, nunca sendo completamente transparentes, enquanto a cachaça incolor pode ter passado por um processo de envelhecimento em madeira que não libera cor, como o jequitibá branco, ou em tonéis de aço inox. Para entender as diferenças entre as cachaças amarelas e brancas, clique aqui.

Observe também a limpidez e brilho da bebida, pois a presença de resíduos suspensos na cachaça descaracteriza sua qualidade.

Outro fator importante a ser observado são as lágrimas que escorrem pelas paredes da taça: as mais lentas indicam destilação e envelhecimento adequado, enquanto as lágrimas que escorrem de forma rápida podem indicar diluição excessiva da cachaça com água.

Exame Olfativo

Sentir o aroma antes da degustação é importante. Aproxime o nariz do copo e cheire lentamente, sentindo sua intensidade. As cachaças de qualidade não devem ter aromas alcoólicos, azedos ou adocicado em excesso. O aroma deve ser agradável, sem causar ardor nos olhos.

Exame Gustativo

Agora é o momento de sentir o sabor da Cachaça. Para isso, ela precisa ficar na boca durante alguns segundos. Através das papilas gustativas serão percebidos quatro tipos de sabores presentes na cachaça de qualidade: ácido, amargo, doce e salgado. É importante que ela não queime profundamente a boca e sim de forma agradável.

Já que agora você sabe como degustar uma cachaça de qualidade, clique aqui, visite nossa loja virtual e encomende as suas garrafas de cachaça ouro e prata para degustar.